quinta-feira, 16 de junho de 2011

[SIN 2] Pesquisa de Conectividade 16-06

TCP/IP -( TRANSMISSION CONTROL PROTOCOL/INTERNET PROTOCOL)

TCP / IP é sem dúvida a tecnologia de rede mais importante do computador. A Internet ea maioria das redes home suporte TCP / IP como a "linguagem" computadores usam para se encontrar e se conectar com o outro. É um padrão de comunicação que reúne um conjunto de protocolos tais como tcp, ip, ftp (file tranfer protocol), telnet, icmp, arp e nfs. As informações que trafegam na rede necessitam do TCP/IP, por isso ele é utilizado como protocolo primário da rede na internet. Este protocolo foi dividido em “camadas” bem definidas, cada uma realizando sua parte na tarefa de comunicação (aplicação, transporte, rede, e físico). Este modelo tem a seguinte vantagem: por ter os processos de comunicação bem definidos e divididos em cada camada, qualquer alteração poderá ser feita isoladamente, não precisando reescrever todo o protocolo. 
O TCP/IP tem como principal característica a transmissão de dados em máquinas que diferem em suas arquiteturas . Estas são as camadas que compõem o modelo TCP/IP.
-APLICAÇÃO
Nesta camada são necessários protocolos de transporte para garantir o funcionamento das aplicações reais (DNS, WWW, SMTP, POP, NFS, FTP). Esta camada trabalha com a porta a qual esta ligada a aplicação. 
Ex: FTP (porta 21), HTTP (porta 80), Telnet (porta 23), etc.
-TRANSPORTE
Utiliza dois protocolos para a comunicação Host-to-Host (TCP/UDP). Esta camada também tem como função organizar e controlar o fluxo de dados transmitidos para que o protocolo não se perca no meio de tantos pacotes.
-REDE
A camada chamada de rede ou Internet, tem como principal função direcionar os dados aos seus respectivos endereços. Esta característica é chamada de roteamento, que também tem como vantagem evitar o congestionamento da rede, pois trabalha com endereço IP de origem e destino.
-FÍSICA
Esta camada está com o seu funcionamento baseado na placa de rede, que dependendo do meio em que está funcionando trabalhará com diferentes padrões.


OPEN SYSTEMS INTERCONNECT (OSI)

OSI (Open Systems Interconnection) é uma descrição padrão ou "modelo de referência" para saber como as mensagens devem ser transmitidos entre dois pontos em uma de telecomunicações de rede . Sua finalidade é orientar os implementadores do produto para que seus produtos serão sempre trabalhar com outros produtos. O modelo de referência define sete camadas de funções que ocorrem em cada extremidade de uma comunicação. Embora OSI nem sempre é rigorosamente respeitadas em termos de manter as funções relacionadas juntos em uma camada bem definida, muitos se não a maioria dos produtos envolvidos na área de telecomunicação fazer uma tentativa de descrever-se em relação ao modelo OSI.Também é valiosa como uma vista única referência de comunicação que fornece a todos uma base comum para a educação e discussão.
Desenvolvido por representantes de grandes empresas de computadores e de telecomunicações a partir de 1983, OSI foi originalmente destinado a ser uma especificação detalhada de interfaces. Em vez disso, a comissão decidiu estabelecer um modelo de referência comum para que outros pudessem desenvolver interfaces detalhadas, que por sua vez pode tornar-se padrões. OSI foi oficialmente adotado como padrão internacional pela Organização Internacional de Standards ( ISO ).Atualmente, é X.200 Recomendação do ITU-TS.
A idéia principal na OSI é que o processo de comunicação entre dois pontos finais em uma rede de telecomunicações pode ser dividido em camadas, com cada camada adicionando seu próprio conjunto de especiais, funções relacionadas. Cada usuário se comunicar ou programa está em um computador equipado com esses sete camadas de função. Assim, em uma determinada mensagem entre os usuários, haverá um fluxo de dados através de cada camada em uma extremidade para baixo através das camadas em que o computador e, no outro extremo, quando a mensagem chega, outro fluxo de dados de até através das camadas de o computador receptor e, finalmente, para o usuário final ou programa. A programação real e hardware que fornece estes sete camadas de função é geralmente uma combinação do computador do sistema operacional , aplicativos (como o seu navegador Web), TCP / IP protocolos ou alternativa de transporte e de rede, e os software e hardware que permitem a você colocar um sinal em uma das linhas anexado ao seu computador.
OSI divide em sete camadas de telecomunicações. As camadas são em dois grupos.A parte superior quatro camadas são usadas sempre que uma mensagem passa de ou para um usuário. Quanto menor a três camadas (até a camada de rede) são utilizados quando qualquer mensagem passa através do computador host. Mensagens destinadas a este computador passar para as camadas superiores. Mensagens destinadas para algum outro host não são passados ​​para as camadas superiores, mas são encaminhados para outro host. As sete camadas são:
Camada 7: A camada de aplicação ... Esta é a camada em que os parceiros de comunicação são identificados, a qualidade do serviço é identificado, a autenticação do usuário e privacidade são considerados, e quaisquer restrições sobre a sintaxe de dados são identificados. (Esta camada é não a aplicação em si, apesar de algumas aplicações podem desempenhar funções de camada de aplicação.)
Camada 6: A camada de apresentação ... Esta é uma camada, geralmente parte de um sistema operacional, que converte os dados de entrada e saída de um formato de apresentação para outra (por exemplo, de um fluxo de texto em uma janela popup com o texto recém-chegados ). Às vezes chamada de camada de sintaxe.
Camada 5: A camada de sessão ... Esta camada define, coordena e encerra conversas, trocas e diálogos entre as aplicações em cada extremidade. Trata-se de sessão e coordenação de conexão.
Camada 4: A camada de transporte ... Esta camada gerencia o controle de end-to-end (por exemplo, determinar se todos os pacotes chegaram) e de verificação de erros. Ele garante a transferência de dados completo.
Camada 3: A camada de rede ... Esta camada lida com o encaminhamento dos dados (de enviá-lo na direção certa para o destino certo em transmissões de saída e receber transmissões de entrada no nível do pacote). A camada de rede é roteamento e encaminhamento.
Camada 2: A camada de enlace de dados ... Esta camada fornece sincronização para o nível físico e não-bit stuffing para cordas de 1 em mais de 5. Ele fornece o conhecimento de protocolo de transmissão e de gestão.
Camada 1: A camada física ... Esta camada transmite o fluxo de bits através da rede ao nível eléctrico e mecânico. Ele fornece o hardware meio de envio e recebimento de dados em uma transportadora.

802.11B
O 802.11b foi o primeiro padrão wireless usado em grande escala. Ele marcou a popularização da tecnologia. Naturalmente existiram vários padrões anteriores mas a maioria proprietários e incompatíveis entre sí. O 802.11b permitiu que placas de diferentes fabricantes se tornassem compatíveis e os custos caíssem, graças ao aumento na demanda e à concorrência.
Nas redes 802.11b, a velocidade teórica é de apenas 11 megabits (ou 1.35 MB/s). Como as redes wireless possuem um overhead muito grande, por causa da modulação do sinal, checagem e retransmissão dos dados, as taxas de transferências na prática ficam em torno de 750 KB/s, menos de dois terços do máximo.
Conforme o cliente se distancia do ponto de acesso, a taxa de transmissão cai para 5 megabits, 2 megabits e 1 megabit, até que o sinal se perca definitivamente. No Windows você pode utilizar o utilitário que acompanha a placa de rede para verificar a qualidade do sinal em cada parte do ambiente onde a rede deverá estar disponível. No Linux isto é feito por programas como o Kwifimanager.

BLUETOOTH

Bluetooth é um padrão global de comunicação sem fio e de baixo consumo de energia que permite a transmissão de dados entre dispositivos compatíveis com a tecnologia. Para isso, uma combinação de hardware e software é utilizada para permitir que essa comunicação ocorra entre os mais diferentes tipos de aparelhos. A transmissão de dados é feita através de radiofrequência, permitindo que um dispositivo detecte o outro independente de suas posições, desde que estejam dentro do limite de proximidade.
Para que seja possível atender aos mais variados tipos de dispositivos, o alcance máximo do Bluetooth foi dividido em três classes:
Classe 1: potência máxima de 100 mW, alcance de até 100 metros;
Classe 2: potência máxima de 2,5 mW, alcance de até 10 metros;
Classe 3: potência máxima de 1 mW, alcance de até 1 metro.

Isso significa que um aparelho com Bluetooth classe 3 só conseguirá se comunicar com outro se a distância entre ambos for inferior a 1 metro, por exemplo. Neste caso, a distância pode parecer inutilizável, mas é suficiente para conectar um fone de ouvido a um telefone celular pendurado na cintura de uma pessoa. É importante frisar, no entanto, que dispositivos de classes diferentes podem se comunicar sem qualquer problema, bastando respeitar o limite daquele que possui um alcance menor.
A velocidade de transmissão de dados no Bluetooth é baixa: até a versão 1.2, a taxa pode alcançar, no máximo, 1 Mbps. Na versão 2.0, esse valor passou para até 3 Mbps. Embora essas taxas sejam curtas, são suficientes para uma conexão satisfatória entre a maioria dos dispositivos. Todavia, a busca por velocidades maiores é constante, como prova a chegada da versão 3.0, capaz de atingir taxas de até 24 Mbps.




Nenhum comentário:

Postar um comentário